Para um escritório de advocacia, tão difícil quanto atrair novos clientes é mantê-los. Muitos têm necessidades temporárias, de forma que a saída deles é uma questão de tempo.
Para um escritório de advocacia, tão difícil quanto atrair novos clientes é mantê-los. Muitos têm necessidades temporárias, de forma que a saída deles é uma questão de tempo. Outros, no entanto, vinculados a contratos passíveis de serem renovados, merecem estratégias especiais de fidelização.
Desde o uso de uma plataforma de ERP jurídico até a mudanças na forma como você interage e dialoga com os seus clientes, tudo é motivo para ser analisado e aperfeiçoado visando a obtenção de melhores resultados. Aqui, separamos cinco dicas que vão ajudá-lo a fidelizar clientes.
1. Compreenda as necessidades do seu público-alvo
Escritórios que atendem clientes com os mais diversos tipos de perfis têm mais dificuldade em fidelizar contratos do que aqueles especializados. Isso porque se torna mais complicado criar e seguir padrões quando na prática os consumidores têm necessidades completamente distintas.
Apostar em nichos de mercado e se especializar em certas áreas é o primeiro passo para que o seu escritório garanta que há um público-alvo a ser atingido. Realizar pesquisas de mercado com os atuais clientes e também com potenciais prospects ajuda a estabelecer melhores parâmetros de estratégia.
2. Invista no relacionamento com os seus clientes
É preciso que existam regras claras de como o cliente pode entrar em contato com os profissionais do seu escritório. As demandas não precisam ser respondidas de imediato, mas dentro de um prazo de no máximo 48 horas é preciso dar um retorno, seja via e-mail, telefone ou por mensagem acerca do assunto.
Em todo processo é normal que surjam dúvidas – e nem sempre elas se manifestam de imediato. Esclarecê-las à medida que elas surgem e demonstrar interesse em explicar as razões por trás das decisões e estratégias adotadas também contribui para deixar o cliente mais tranquilo.
3. Adote um software de gestão jurídica
Utilizar a tecnologia como forma de automatizar tarefas e reduzir o trabalho operacional repetitivo é outra maneira de dar mais atenção aos clientes. Livre das obrigações de rotina, sobra mais tempo ao responsáveis pelos contatos para conversarem diretamente com os consumidores.
Além disso, o uso de ferramentas como o LawVision permitem gerenciar relatórios em tempo real e criar metodologias de trabalho que levem em consideração o grau de satisfação dos clientes com o trabalho que vem sendo prestado.
4. Seja proativo: adiante-se a eventuais demandas
Quando um cliente contrata um serviço jurídico, não se trata apenas de uma necessidade. Muitas vezes, há um desconhecimento de legislação básica ligada àquele segmento e é papel do advogado orientá-lo sempre que possível. Em outras palavras, ser proativo será de grande valia.
Se antecipar a problemas por meio de conselhos pode poupar dores de cabeça para o cliente e também reduzir a sua demanda de trabalho. Deixe que o consumidor o veja como uma espécie de consultor, alguém que contribui para o negócio caminhe com maior estabilidade.
5. Busque a excelência no atendimento
Será que a maneira como você transmitiu as informações foi a melhor possível? O cliente compreendeu, de fato, tudo aquilo que você disse? Ele se sente confortável com a sua representação? Você só saberá a resposta para esses questionamentos se perguntar a ele.
Pesquisas de satisfação são uma boa forma de compreender onde seu escritório está errando e onde está acertando. Na dúvida, novamente, seja proativo: deixe um canal aberto de diálogo entre o seu escritório e os representantes do cliente para que haja uma troca contínua de informações.
O seu sucesso depende do sucesso dos seus clientes, portanto faça o melhor possível para criar as condições ideias para eles.
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