Descubra as principais tendências no setor jurídico para 2023. Então, saiba como a tecnologia, o Legal Design, o marketing jurídico, equipes multidisciplinares, Lawtech e Legaltech, entre outros, podem ajudar a aprimorar processos em escritórios de advocacia.
As tendências no setor jurídico para 2023 estão promovendo muita empolgação para o setor jurídico. Com a evolução da tecnologia, muitas ferramentas estão surgindo para otimizar os processos jurídicos. Desde a implementação do Direito Digital e do Legal Design, até a adoção de Lawtech e Legaltech, os profissionais do direito ganham acesso a diversas tecnologias para aprimorar seus serviços.
Essas e outras tendências contribuirão para que os profissionais do direito se destaquem no mercado e ofereçam serviços de qualidade. Por isso, continue lendo para saber mais sobre as principais tendências do setor jurídico para 2023 e entenda como essas tecnologias podem ajudar a aprimorar processos em escritórios de advocacia!
1. Direito digital
O Direito Digital é um segmento que se dedica à regulamentação e jurisprudência relacionadas a tecnologias, como direitos autorais, privacidade, segurança, blockchain, contratos inteligentes, entre outros. Com o Direito Digital, as leis e os processos judiciais se modernizam, tornando-se mais ágeis e eficientes.
2. Legal design implementado em documentos
O Legal Design permite otimizar o design de documentos, criando documentos mais enxutos e intuitivos, tornando a leitura mais clara e acessível. Além disso, permite ajudar a combater a burocracia e tornar os processos jurídicos mais ágeis.
3. Marketing jurídico
O marketing jurídico é um conjunto de estratégias para melhorar a visibilidade de escritórios e profissionais do direito, bem como promover seus serviços. Dessa forma, por meio de técnicas de marketing digital, o marketing jurídico pode ajudar a comunicar informações jurídicas com clareza e de modo acessível ao público.
4. Equipes multidisciplinares
As equipes multidisciplinares reúnem profissionais de variados setores para trabalharem em conjunto em um único projeto. Esta abordagem ajuda a tornar os processos mais ágeis, pois permite que diferentes áreas de conhecimento sejam aplicadas simultaneamente.
5. Lawtech e Legaltech
A Lawtech é a tecnologia usada para automatizar e aprimorar processos jurídicos. Por meio de plataformas e softwares, a Lawtech ajuda a tornar os processos jurídicos mais ágeis, seguros e eficientes.
A Legaltech, por sua vez, é uma tecnologia que permite que os profissionais do direito melhorem seu desempenho. Além disso, por meio de inteligência artificial, busca de dados, análise de contratos e outras técnicas, a Legaltech ajuda os profissionais a tomar decisões mais assertivas.
6. Automação para aumentar a produtividade no setor jurídico
A automação oferece diversas ferramentas para ajudar os profissionais do direito a aumentar sua produtividade. Então, estas ferramentas incluem:
- automação de cadastro e monitoramento de processos administrativos;
- automação para gestão de certidões, alvarás e licenças;
- automação para atos consultivos;
- automação para gestão integrada de contratos.
Com estas ferramentas, os profissionais do direito podem gerenciar seus processos e documentos com segurança e eficiência, reduzindo o tempo gasto em processos burocráticos.
7. Negociação, mediação e acordo antes ou depois da judicialização
A negociação, mediação e acordo antes ou depois da judicialização são técnicas de resolução de conflitos que buscam encontrar soluções consensuais entre as partes envolvidas. Essas técnicas ajudam a tornar os processos mais ágeis, pois evitam a judicialização de conflitos.
8. Business Intelligence com dados internos
A Business Intelligence com dados internos é uma técnica para melhorar os processos internos de gestão de dados. Dessa forma, por meio de ferramentas de inteligência artificial, os profissionais do direito podem analisar e otimizar os processos internos, tornando-os mais ágeis e eficientes.
9. Jurimetria com dados públicos
A Jurimetria é uma área do direito que se dedica à análise de dados públicos. Por meio de ferramentas de inteligência artificial, a Jurimetria permite que os profissionais analisem dados públicos para obter insights e ajudar na tomada de decisão.
10. Dossiê compliance and background check
Os dossiês de compliance e background check são documentos usados para verificar a conformidade de uma pessoa ou organização. Então, por meio de ferramentas de inteligência artificial, os profissionais do direito podem verificar rapidamente se as informações estão corretas e atualizadas.
11. OKRs para gestão dos objetivos do próprio departamento jurídico
OKRs (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão de objetivos que permite aos profissionais do direito mensurar e acompanhar os seus resultados. Por meio de ferramentas de inteligência artificial, os profissionais do direito podem monitorar seus objetivos com eficiência e segurança.
Quer ter acesso a todos os detalhes dessas inovações? Então, acompanhe nossos conteúdos especializados. Com isso, você pode aproveitar as oportunidades e se manter atualizado sobre o tema. Sendo assim, assine a nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre as principais tendências do setor jurídico para 2023!
Deixar um comentário