Sabe como ser eficiente ao gerir indicadores jurídicos? Sendo assim, entenda a importância dessas métricas e como utilizá-las de forma correta em seu escritório de advocacia.
Os indicadores são ferramentas indispensáveis para reunir informações que auxiliam na tomada de decisões no escritório de advocacia. Dessa forma, eles mensuram resultados de diferentes setores e ajudam os profissionais a entender se estão alcançando metas ou não. Mas para levantar dados exatos, é preciso gerir indicadores jurídicos com base em métodos confiáveis.
Neste artigo, vamos mostrar qual a importância dessa gestão de indicadores no setor jurídico e como os profissionais da área podem gerenciar essas métricas de modo eficiente.
O que são indicadores jurídicos?
Os indicadores jurídicos são métricas que ajudam a mensurar os resultados de qualquer atividade relacionada a um escritório de advocacia. Por isso, eles informam dados objetivos sobre o desempenho do departamento, identificando falhas recorrentes, o nível de satisfação dos clientes e até que ponto o time está conseguindo alcançar as metas.
É por meio dos indicadores jurídicos que os gestores conseguem obter respostas a perguntas como:
- Os investimentos estão dando retorno?
- Que falhas estão comprometendo os resultados?
- A equipe está sendo produtiva?
- Quais fases dos processos apresentam mais problemas?
Entenda melhor na prática quais indicadores podem ser usados e como implementar na prática.
Como gerir indicadores jurídicos da forma correta?
Então, vamos apresentar aqui três passos básicos de como construir uma gestão baseada no uso de indicadores jurídicos.
Comece com as definições corretas dos indicadores
O primeiro passo é saber quais métricas serão utilizadas. Sendo assim, para uma compreensão melhor, esses indicadores podem ser categorizados em pelo menos três grupos.
Os indicadores estratégicos estão relacionados a atividades que impactam a lucratividade do escritório, tais como:
- Relacionados a contratos: número de contrato, valor médio, valor total, contratos a vencer, média mensal de novos contratos, número de contratos por advogados;
- Relacionados a processos: número de processos ativos, custos de processos, evolução dos contratos, provisão (indicando uma previsão de perda financeira possível, provável ou remota).
Os indicadores financeiros geram dados claros sobre a saúde financeira do departamento. As principais métricas desse grupo incluem:
- Comparação de despesas com o orçamento definido;
- Despesas agrupadas por assunto ou natureza.
Já os indicadores de desempenho informam o nível de serviço dos profissionais, tais como:
- Satisfação dos clientes;
- Volume de horas trabalhadas em cada tipo de atividade;
- Pontualidade no cumprimento dos prazos.
Assim, é preciso determinar quais indicadores vão ser mais interessantes para seu escritório monitorar. Essa escolha vai depender das dificuldades enfrentadas pelo time, seus objetivos e o escopo do negócio.
Escolha um software de gestão de indicadores
Coletar os dados e monitorar todos os resultados não é uma tarefa tão fácil. Na verdade, dificilmente você conseguirá fazer isso sem a ajuda da tecnologia. Por isso, os softwares jurídicos são essenciais para acompanhar todos os processos a fim de avaliá-los de modo objetivo e ágil.
Os softwares jurídicos contam com ferramentas que acolhem todas as atividades de um escritório de advocacia, auxiliando na gestão das informações e processos do negócio.
Faça reuniões de monitoramento frequentes
Com base nos resultados gerados pelos indicadores, é possível detectar falhas e encontrar pontos de melhoria. As reuniões podem ser uma ótima oportunidade para compartilhar esses resultados com o time e alinhar as ações estratégicas para que todos contribuam no alcance das metas.
Gerir indicadores jurídicos é uma estratégia de negócios muito eficiente para avaliar os processos do escritório e a performance dos advogados. Sendo assim, ao utilizar um software jurídico, a empresa ganha uma ferramenta valiosa para coletar e analisar dados com mais facilidade e eficiência.
Gostou das nossas dicas? Então, assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do nosso blog!
Deixar um comentário