Tomar decisões baseadas em dados pode trazer benefícios significativos para seu negócio. Confira nossas dicas.
Tomar decisões baseadas em dados também faz parte da transformação digital das empresas. Afinal, você sabia que, em 2020, a nova informação gerada por segundo por cada ser humano chegou a 1,7 megabytes? Considerando que há mais de 7,7 bilhões de pessoas no planeta, a quantidade de novas informações é equivalente a mais de 25.000 vídeos de uma hora de duração por segundo.
Na Era da Informação, o nosso comportamento digital é registrado. Mas, para muitas empresas, esses dados ficam em bancos de dados sem nunca serem usados para gerar inteligência. Dessa forma, a boa notícia é que, em vez de permitir que seus dados não geram valor para o negócio, é possível usá-los para a estratégia de crescimento de seu escritório para tomar melhores decisões. Por isso, para saber como, confira as dicas a seguir.
Quais os benefícios de tomar decisões baseadas em dados?
Em vez de seguir uma estratégia que você acha que é a melhor, a tomada de decisões baseadas em dados é uma solução para ter decisões bem fundamentadas. Sendo assim, também podem ser mais ágeis, precisas e menos arriscadas do que as baseadas em feeling.
Com a tomada de decisões baseadas em dados, é possível agrupar informações históricas para analisar tendências. Além disso, é possível tomar decisões para o futuro do negócio com base no que funcionou no passado, em vez de tomar decisões com base em emoções ou opinião.
Nos negócios, sempre há um elemento de risco, mas as decisões baseadas em dados os tornam menos vulneráveis a ações de alto risco. E mais: conforme pesquisa, as empresas que usam Big Data podem apresentar um aumento de lucro de 8 a 10% e uma redução de 10% no custo geral.
5 dicas para tomar decisões baseadas em dados
Agora que você sabe como pode se beneficiar da tomada de decisões baseadas em dados, a próxima etapa é identificar como seu negócio jurídico pode usar os dados para tomar decisões sobre como expandir e melhorar sua organização e seus resultados. Confira as dicas a seguir.
1. Avalie objetivos e problemas e faça priorizações
Qualquer decisão que você tomar deve iniciar com os objetivos centrais do seu negócio. Portanto, comece questionando: quais metas você deseja melhorar? Quais problemas estão impedindo seu negócio de atingir seus objetivos estratégicos? Comece com o mais importante ao tomar decisões, priorizando o que tende a gerar o impacto mais importante. Uma vez decidido, você precisará de indicadores e dados para apoiá-lo.
2. Estabeleça indicadores
Após detectar e priorizar metas e problemas, defina indicadores que poderão ser analisados e irão nortear o mapeamento de soluções em potencial.
3. Encontre e analise dados relevantes
Agora é o momento de buscar a base para a tomada de decisões, focando os dados realmente relevantes. Afinal, você não quer gastar horas analisando dados que não terão qualquer impacto em sua decisão final, não é mesmo?
Portanto, mantenha os dados relevantes e apenas colete aqueles que se relacionam com o seu objetivo. Você pode encontrar dados relevantes em fontes como:
- Analytics de seu site;
- Software de CRM;
- Plataformas de Business Intelligence;
- Feedback dos clientes;
- Software de gestão jurídica;
- Entre outras.
4. Analise e procure padrões
Neste momento, deverá ser possível começar a tirar conclusões a partir dos dados coletados. Por isso, analise o histórico e demais informações e busque identificar padrões ou tendências para orientar sua tomada de decisão.
5. Avalie o sucesso e busque melhorias contínuas
Observe os dados que você coletou originalmente e com base em sua decisão inicial. Então, compare os dados históricos com os novos que você captou e gerou e pergunte-se: sua decisão baseada em dados teve um impacto positivo no crescimento de seus negócios? Essa decisão pode ser replicada ou melhorada no futuro?
Lembre-se: para que a tomada de decisões baseadas em dados seja ágil, eficiente e precisa, é necessário contar com o apoio de plataformas e programas especializados. Sendo assim, esses são essenciais em qualquer iniciativa que envolva Business Intelligence e análise de grandes volumes de dados (Big Data).
Isso porque essas ferramentas permitem captar, consolidar, cruzar, integrar e analisar dados de uma maneira fácil e rápida. Afinal, por meio de dashboards visuais e relatórios simples de compreender, e extrair insights valiosos para suas decisões.
Para saber mais sobre como tomar decisões baseadas em dados e informações, conheça mais sobre nossas soluções e fique por dentro de assuntos como este assinando a nossa newsletter.
Deixar um comentário