Pensar em como montar um escritório de advocacia de sucesso é um desejo de dez em cada dez gestores. No entanto, dominar as técnicas de como gerenciar um escritório de advocacia nem sempre é algo que está presente na formação desses profissionais.
Pensar em como montar um escritório de advocacia de sucesso é um desejo de dez em cada dez gestores. No entanto, dominar as técnicas de como gerenciar um escritório de advocacia nem sempre é algo que está presente na formação desses profissionais.
Para quem busca expandir os negócios, é preciso se dedicar bastante ao planejamento. Essa é a ferramenta que permite transformar intenções em realidade, desde que estejam disponíveis os meios necessários para se atingir a finalidade desejada.
Para quem está trilhando esse caminho, listamos aqui 5 dicas para a expansão dos negócios de um escritório de advocacia. Siga esses conselhos para aumentar o faturamento e conquistas parcelas maiores do mercado no qual você deseja se destacar.
1. Planejamento é fundamental
Expandir não significa sair atirando para todos os lados ou fazer visitas a esmo. Antes de tudo, é preciso ter claro qual é o perfil do público-alvo que será prospectado e quais estratégias serão adotadas para dialogar com essas pessoas.
Há segmentos de mercado que têm limitações naturais, mas nem por isso deixam de ser lucrativos. Em outras palavras, tanto a quantidade de clientes quanto a qualidade dos contratos são válidos, desde que se tenha uma estratégia que permita conquistar volume de clientes ou personalização no atendimento.
2. Seu funcionários devem ser qualificados
É muito comum vermos casos de bons escritórios que, diante da chegada de novos clientes, se perdem e acabam diminuindo a qualidade do atendimento. Esse é um dos problemas mais comuns quando há um acúmulo de tarefas sem que exista pessoal ou ferramentas adequados.
Em se tratando dos colaboradores, prime pelo treinamento e especialização deles. Os funcionários devem ter a oportunidade de se desenvolver enquanto estiverem atuando no seu escritório. Assim, incentive-os a participar de cursos, palestras e seminários ligados aos temas da sua área de atuação. Essa é também uma excelente oportunidade de ampliar o networking.
3. Faça mais com menos
O uso de modernas ferramentas de gestão para escritórios de advocacia é essencial para quem almeja crescer. Por meio de softwares específicos, torna-se possível fazer mais em menos tempo, graças a automatização de tarefas de rotina e ao acesso em tempo real a relatórios.
Com isso, os profissionais do seu escritório podem dedicar mais tempo a tarefas que requeiram um perfil mais analítico. Sobra mais espaço também para que todos se dediquem ao atendimento aos clientes e também à prospecção de novas oportunidades.
4. Terceirize o que não for atividade-fim
A especialização é sempre um dos melhores caminhos para os escritórios que buscam expansão no mercado. Sendo assim, dedicar uma boa parcela do seu tempo a gerenciar atividades que não sejam as principais do escritório pode fazer com que você abra mão de um tempo precioso para se dedicar ao negócios.
Setores como limpeza e manutenção, marketing e recursos humanos, por exemplo, podem muito bem ser terceirizados sem que haja nenhum tipo de prejuízo em termos de qualidade. Pelo contrário, em muitos casos é possível reduzir os custos operacionais e, ainda por cima, garantir uma mão de obra com melhor qualificação.
5. Seja realista: trace objetivos alcançáveis
Todo mundo quer crescer, mas sempre há um limite. Esse limite é condicionado ao tamanho do mercado, ao capital disponível para investimentos ou ao ponto de equilíbrio da sua empresa na relação entre quantidade e qualidade. Na prática, isso quer dizer que seus objetivos e metas devem ser plausíveis e possíveis de serem alcançados.
Estabelecer metas irreais, além de causar frustrações às equipes e desmotivar os colaboradores, indica que o planejamento está sendo construído sobre uma argumentação muito frágil. É preciso indicar onde se quer chegar, mas sempre justificando os meios as condições que estarão disponíveis para se alcançar os objetivos. Se houver discrepância entre ambos, volte ao planejamento e faça as correções necessárias.
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