Nova tecnologia também pode ser utilizada pela área jurídica para agilizar rotinas de trabalho e aumentar a eficiência dos escritórios.

O uso de softwares de gestão em escritórios de advocacia tem apresentado para os profissionais do setor uma nova realidade: a possibilidade de utilizar recursos modernos em prol de uma maior produtividade e eficiência.

Entre as inúmeras possibilidades que os avanços tecnológicos trazem, o blockchain é considerada uma das mais marcantes dessa geração. Sua metodologia é vista como uma maneira segura e ágil de agilizar a troca de informações sensíveis entre as partes.

Nesse artigo, vamos compreender o que é o blockchain e para que ele se destina, especialmente quando falamos das possibilidades no segmento jurídico.

O que é blockchain?

Blockchain é uma expressão em inglês que, em tradução direta, seria algo como “cadeia de blocos”. A ideia por trás dessa tecnologia é aumentar a segurança dos dados por meio da descentralização das informações. Em outras palavras, podemos classificar blockchain como uma espécie de cadeia de dados pública.

Isso ocorre porque nesse método o registro de transações não é armazenado em um só local, mas sim em várias máquinas espalhadas pelo mundo. Isso impede que hackers ou pessoas mal intencionadas possam adulterar esses dados, pois ainda que consigam fazê-lo em uma máquina não terão acesso a todas as máquinas em que os registros foram indicados.

Embora “públicos”, os dados de blockchain são criptografados utilizando protocolos de armazenamento de dados e de comunicação bastante complexos. Em outras palavras, todos os usuários de uma rede sabem que uma transação ocorreu, mas somente aqueles com acesso às chaves podem decriptar e consultar seus detalhes.

Blockchain na advocacia: uma aposta de futuro

As possibilidades de uso do blockchain na advocacia aumentam à medida que cresce também o número escritórios que adotam softwares de gestão. A chamada “Advocacia 4.0” prescinde de soluções tecnológicas que permitam automatizar processos e tornar certas rotinas mais eficientes.

Uma dessas possibilidades, por exemplo, está no estabelecimento de contratos. É possível que, por meio de um software confiável e seguro, as partes – escritório e cliente – celebrem um contrato online. A partir de uma assinatura digital, o acesso é limitado apenas àqueles que detém a posse da senha, não sendo permitidas alterações por terceiros.

Para os profissionais de Direito, cabe prestar ainda mais atenção à maneira como esses contratos são celebrados. Além dos aspectos técnicos envolvidos, quando seu escritório é parte da transação é preciso ter cuidado redobrado com a maneira como os dados são assegurados.

Automatização de tarefas: um diferencial competitivo

Embora a automatização de tarefas seja algo associado em geral às empresas de maior porte, e nas pequenas que esse tipo de metodologia pode fazer a diferença. Isso porque nos escritórios menores há menos pessoal disponível para dar conta de tudo que é necessário e qualquer desafogo é muito bem-vindo.

O uso de softwares de gestão é, portanto, não só útil como também cada vez mais necessário. Entre as inúmeras vantagens proporcionadas pelo LawVision, destacamos ainda:

  • Prestação de contas aos advogados associados, detalhando as distribuições do escritório;
  • Acompanhamento das despesas e receitas, entendendo a sua composição e evolução;
  • Acompanhamento da entrada de novos processos e suas características (análise de tendência);
  • Visualização de indicadores de desempenho comercial, financeiro e operacional;
  • Visualização do aging list de ações do escritório, permitindo identificar oportunidades para trabalhar de forma ativa a busca por melhores resultados.

…..

As possibilidades de desenvolvimento para o seu escritório são inúmeras. Por isso, conhecer tudo aquilo que o LawVision oferece é o primeiro passo para colocar o seu escritório em um novo patamar quando se trata de gestão digital. Consulte-nos e descubra como inaugurar uma nova era na gestão da sua empresa.