Blog

Gestão de Negócios Jurídicos

Auditoria jurídica: como ela pode contribuir para a gestão da sua empresa

Regularização de contratos, pendências trabalhistas e financeiras são essenciais para que de forma organizada o seu negócio possa dar um salto de qualidade

Por LawVision    |    Dia 10 de janeiro de 2020
Auditoria jurídica: como ela pode contribuir para a gestão da sua empresa

Para tornar um negócio sustentável, a organização é um dos itens básicos com o qual a sua empresa precisa lidar. Nesse processo, recorrer a uma auditoria jurídica pode ser uma maneira de aumentar a lucratividade de uma empresa e minimizar riscos.

Quem busca os serviços de auditoria jurídica está na verdade investindo na gestão jurídica do negócio.

Contratos em conformidade com a legislação, observância às leis trabalhistas e respeito à gestão de dados dos usuários (já em conformidade com a GDPR) são alguma das possibilidades que os escritórios de advocacia têm para otimizar a gestão de uma empresa.

Auditoria jurídica: o que é?

O processo de auditoria jurídica nada mais é do que a revisão minuciosa de todos os procedimentos adotados pelas empresas no que diz respeito às relações trabalhistas e às relações comerciais com fornecedores e consumidores.

Essa completa revisão de dados permite aos advogados encontrarem eventuais falhas que podem se tornar problemas no futuro.

Mesmo as empresas mais corretas deixam de observar certos aspectos contratuais que as deixam expostas. Contratos mal elaborados ou não observância a regras trabalhistas estão entre os problemas mais comuns encontrados nas companhias.

Seja para o recebimento de aportes financeiros, para eventuais fusões ou aquisições ou mesmo para uma melhor gestão do negócio, essas arestas precisam ser aparadas.

Quais problemas podem ser resolvidos?

A pura e simples revisão de contratos certamente resultará em melhorias que podem ser apontadas pelos auditores. Grande parte das empresas cresce de maneira disforme, ou seja, nem todos os setores acompanham a evolução no mesmo ritmo. Por ser considerado um setor assessório, os aspectos jurídicos frequentemente devem ser revistos.

Um contrato mal elaborado com um fornecedor pode deixar a sua empresa descoberta em caso de não observância a questões de qualidade, por exemplo.

Problemas assim demandariam não só investimentos jurídicos para serem resolvidos, como também resultariam em prejuízos para a companhia. O mesmo pode ser dito do trabalho do departamento de Recursos Humanos.

Registros de funcionários, arquivamento de encargos previdenciários, anotações em carteira, controle médico e de saúde ocupacional e observância às normas de segurança e prevenção de acidentes são alguns dos processos mais comuns nos quais falhas são encontradas.

Softwares de gestão: por que eles fazem a diferença

Já do ponto de vista dos escritórios de advocacia, ordenar as informações coletadas e priorizá-las é essencial para que o trabalho se torne mais produtivo.

A partir de análises estatísticas, é possível compreender quais são os problemas mais recorrentes nas empresas e agir diretamente na resolução deles.

Quando há prazos mais apertados a serem cumpridos, é importante que os escritórios se atentem ao fato de que pode até não ser possível resolver todos os problemas, mas aqueles que representam riscos mais iminentes ou de maior impacto no negócio devem ser abordados. Isso torna o trabalho de auditoria mais eficaz para ambas as partes.

Softwares de apoio à gestão como o LawVision, por exemplo, são essenciais para tarefas como essas. Conectado ao sistema de informações principal, ele transforma dados simples em informações valiosas.

Essa organização de informações pode ser visualizada posteriormente em forma de dashboards interativos– uma maneira prática tanto para os advogados tomarem decisões quanto para os empresários compreenderem os riscos que estão correndo.

LawVision: solução sob medida

Se você ainda não conhece os benefícios que a plataforma LawVision pode proporcionar para escritórios de advocacia de pequeno, médio ou grande porte, então ainda não explorou todas as possibilidades do seu negócio.

Entre as inúmeras vantagens proporcionadas pelo software, destacamos ainda:

  • Prestação de contas aos advogados associados, detalhando as distribuições do escritório;
  • Acompanhamento das despesas e receitas, entendendo a sua composição e evolução;
  • Acompanhamento da entrada de novos processos e suas características (análise de tendência);
  • Visualização de indicadores de desempenho comercial, financeiro e operacional;
  • Visualização do aging list de ações do escritório, permitindo identificar oportunidades para trabalhar de forma ativa a busca por melhores resultados.

Entre em contato com a equipe de especialistas do LawVision e descubra de que maneira o software pode tornar seu escritório mais produtivo e competitivo.

Fonte(s): Computer WorldMigalhasDinheiramaDecio Sartore



Solicite uma demonstração