Advocacia, governança e gestão são práticas que se complementam nas empresas para garantir a gestão eficiente, conformidade legal e ética das atividades. Então, saiba como funciona essa dinâmica.

O avanço das regulamentações e as ferramentas de fiscalização têm feito as empresas se preocuparem cada vez mais com a sustentabilidade e a transparência de suas operações. Esse fenômeno também está impactando a área de direito. Muitos profissionais do setor, no entanto, ainda têm dúvidas sobre a relação existente entre advocacia, governança e gestão.

Neste artigo, vamos explicar de modo claro o que é exatamente governança corporativa e como essas práticas podem contribuir para os processos de gestão em escritórios de advocacia.

O que é governança corporativa?

A governança corporativa refere-se a um conjunto de políticas, práticas e processos definidos por uma instituição para garantir a confiabilidade, a qualidade, a ética e o respeito às leis em seus processos de gestão.

Diversos grupos que se relacionam com a empresa sofrem interferências de suas ações — funcionários, parceiros de negócios, fornecedores, clientes e muitos outros. A governança considera todas essas relações e assegura mais eficiência profissional, respeito e confiabilidade aos seus processos.

Como advocacia, governança e gestão estão relacionadas na área jurídica?

O trabalho do advogado na governança corporativa é bastante marcante, pois abrange diversas áreas, desde o mapeamento de riscos até a criação de políticas internas, como o código de ética. Conheça algumas dessas atividades em que advocacia, governança e gestão se unem.

Compliance

Os advogados são responsáveis por monitorar a conformidade das operações dentro das empresas. Eles precisam estar a par de todas as normas éticas que foram definidas por meio de políticas internas ou pelo Estado.

Atualização com novas regulamentações

A legislação pode sofrer alterações com bastante rapidez, dependendo do setor de atuação das empresas. Por isso, os advogados devem ficar atentos a essas inovações para se adequar às melhores práticas do mercado. 

Em muitos casos, a empresa precisa se ajustar novamente a normas nacionais, mas também agir em conformidade com acordos internacionais, seguindo assim tendências de países que estão na vanguarda.

Mediação

Faz parte do trabalho do advogado atuar como um intermediador em conflitos. Nesses casos, ele cumpre o papel de facilitador neutro para que os acordos feitos sejam vantajosos para ambas as partes do conflito. 

Caso atue como representante de uma das partes, o advogado protege os interesses de seu cliente, sempre prezando por uma solução amigável. Mesmo quando há desencontros ou impasses, é preciso tentar equilibrar os prós e contras de cada proposta.

Consultoria jurídica

Uma ferramenta importante para a gestão é a consultoria jurídica feita por advogados experientes no setor do negócio. Esse profissional em muitos casos atua com exclusividade no acompanhamento de possíveis irregularidades em suas operações.

Criar uma política interna para garantir a idoneidade, a eficiência e a agilidade das operações é uma ação inteligente que reduz custos e protege a imagem da empresa.

Nesse contexto, advocacia, governança e gestão se unem para cumprir um papel fundamental na criação, implementação e avaliação das melhores práticas para a empresa. Com isso, a governança corporativa utiliza advogados com competências diversas para atuar em diferentes frentes do negócio para garantir a conformidade.

Gostou do nosso conteúdo? Aqui no blog da LawVision sempre temos novidades sobre o setor jurídico. Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas postagens!